Tipos de coroas dentárias

Vários são os tipos de coroas dentárias: metal, porcelana, porcelana com metal e resina.

As coroas de metal podem ser construídas com ligas de ouro, paládio, níquel, crómio, etc. Além de não serem estéticos, o metal acaba contaminando a cor do dente natural, o que se torna um problema.

As coroas de porcelana podem ser fundidas em bases de metal, porém permanecem com a mesma cor que os dentes adjacentes. dando lhes uma aparência semelhante à dos dentes normais. Estas coroas podem ser uma boa opção para os dentes da frente (anteriores) ou da parte de trás (posteriores).

As coroas de resina são mais frágeis e o seu valor é inferior as de cerâmica. No entanto, desgastam com o tempo e são mais propensas a fraturar do que as coroas de metalocerâmica.

As coroas cerâmicas confeccionadas com material puro, é a melhor opção estética, pois corresponde a cor do dente natural e são uma boa opção para os dentes anteriores (da frente).

As coroas provisórias podem ser feitas tanto no consultório, quanto no laboratório de prótese dentária. Elas são feitas em resina acrílica e servem apenas para substitutir a ausência do dente por um curto período de tempo.

Muitas das vezes as coroas provisórias são tão bem feitas que as pessoas acabam querendo ficar utilizando-as por mais tempo do que o necessário. É sempre bom lembrar que elas devem ser utilizadas por um tempo  limitado, até que o paciente receba a coroa definitiva.