Higiene bucal deve começar desde cedo

Todos os dias é a mesma coisa e geralmente na hora de dormir: “filho, já foi ao banheiro?”, “já escovou os dentes?” E a criança desconversa, embroma e acaba indo dormir sem escovar os dentes. Aí a escovação passa a ser um problema, algo indesejável pela criança. Mas com estímulos e outras dicas, as coisas podem ser bem diferentes!

O quanto antes melhor: A higiene bucal em crianças pode começar antes mesmo do nascimento dos dentes, mãe ou pai pode limpar a gengiva do bebê com dedal, desta forma, quando criança, já estará acostumada a fazer a higiene bocal, e desta forma não terá tanta resistência a escova de dente – o que vai ajudar muito! Uma dica é fazer quando a criança esta relaxada, a hora do banho é uma excelente opção.

Outra dica é, quando mais crescida, por volta dos 4 anos, onde a criança já consegue segurar a escova de dentes, é o momento de fazer da higiene bucal um hábito diário na vida do pequeno. E para a escavação se tornar algo atrativo, o legal é preparar um ambiente convidativo, que a criança se sinta à vontade. Sugestões? Um banquinho para que criança possa alcançar a pia, uma escova de dentes e algum personagem infantil, uma toalha bonita, e por ai vai… Sem falar na companhia dos pais durante todo o processo, afim de dar o bom exemplo.

Tudo isso cria o ambiente ideal para que o seu filho associe o momento de escovar os dentes a algo prazeroso. E ai o sorriso é inevitável!