Odontologia Estética

O estudo e aperfeiçoamento das técnicas de confecção de restaurações em resinas fotoativadas, facetas, coroas de porcelana e clareamento dental, levaram a uma exigência estética culminando com o surgimento de uma nova especialidade odontológica, a ” Odontologia Estética “.

Atualmente, não basta ter apenas saúde bucal. Além disso, o paciente também quer ter dentes bonitos e brancos. Por isso, cada vez mais a odontologia procura desenvolver técnicas e materiais mais resistentes, seguros e estéticos.

Observamos que quando um paciente recebe um tratamento que envolve a parte estética do seu sorriso e não somente funcional, ele se sente mais feliz e motivado, conseqüentemente fazendo uma melhor manutenção diária do seu sorriso.

Na Odontologia Estética é possível mudar facilmente as características de um sorriso, sendo com clareamentos, ou fechando os espaços entre os dentes (diastemas), baseado é claro num planejamento onde o dentista estuda os parâmetros de tamanho e cor para melhor adaptá-lo àquele sorriso. Esse trabalho não se aplica somente para aumentar a auto-estima e beleza do paciente, mas também a funcionalidade da sua arcada dentária.

Antigamente, o material usado para restaurações era o amálgama, que embora resistente, dava um aspecto escuro e feio aos dentes. Os materiais atualmente utilizados (resinas), que deixam os dentes com aspecto natural têm a mesma resistência do amálgama. Essas novas resinas possuem uma gama de cores maior que os materiais antigos, absorvem e refletem melhor a luz, o que viabiliza um sorriso mais natural.
Embora a Odontologia Estética tenha surgido com a finalidade de transformar o sorriso através da restauração e clareamentos, ela atua hoje integrada a diversas áreas da Odontologia.