Tipos de aparelhos ortodônticos

Os aparelhos podem ser divididos em dois grupos: fixos e removíveis.
Aparelhos fixos são unidos aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento; são compostos por brackets (metálicos, plásticos ou cerâmicos), tubos e anéis, que suportam o arco metálico responsável pela movimentação dentária. Permitem maior movimentação dos dentes e independem da colaboração do paciente.

Aparelhos removíveis são encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista, e dependem da colaboração do paciente. Podem ser ortodônticos, os quais realizam pequenas movimentações dentárias, ou ortopédicos, utilizados nas correções de alterações esqueléticas (ósseas).

Hoje em dia, os mais utilizados são os aparelhos metálicos, porém, existem aparelhos que são bastante estéticos, assim como o aparelho lingual (onde os fios e brackets ficam por detrás dos dentes), os aparelhos estéticos (feitos com brackets monocristalinos e de porcelana, em que as peças de suporte se confundem com a coloração dos dentes) e também os chamados “quase invisíveis” (do tipo moldeira, feitos com um plástico médico transparente e resistente) chamado Invisalign.