Periodontia: saúde da gengiva, saúde global

É comum as pessoas chegarem para uma avaliação odontológica, pensando primeiramente em resolver problemas relacionados à estética do sorriso.

Após análise detalhada, o profissional depara-se com problemas básicos, que precisam ser solucionados em um primeiro plano, assim como a parte periodontal, onde os dentes estão fixados.

Neste contexto, o objetivo do Periodontista (especialista no tratamento das doenças periodontais) está em demonstrar a importância de se manter uma saúde bucal adequada, por esta estar intimamente ligada a saúde global do individuo, informando, conscientizando e acompanhando a evolução do tratamento do paciente, para que, seja mantida a estabilidade da sua saúde bucal e o  plano de tratamento traçado, alcance bons resultados.

A doença periodontal ou da gengiva é uma das principais causas de perda de dentes nos adultos. É uma doença bacteriana que atinge gengiva, osso e ligamento periodontal (fibras que fazem a ligação da raiz dentária com osso).

Cada caso clínico recebe um tipo de orientação para o tratamento periodontal, que pode ser desde apenas uma revisão de 6 em 6 meses, ou em casos onde existe a doença periodontal,  após sessões de raspagem e controle, o profissional indica períodos menores de revisão, de 3 em 3 meses.

Pesquisas mostram inter-relação de doenças periodontais com doenças sistêmicas, tais como doenças respiratórias, osteoporose, nascimento de crianças prematuras e crianças com baixo peso.

Também é encontrado na literatura, que pessoas com doenças periodontais são duas vezes mais suscetíveis a doenças cardíacas do que aquelas pessoas com gengivas saudáveis.

A perda de um ou mais dentes acarreta problemas e desequilibra todo o sistema bucal, atrapalhando a mastigação, fonação, estética, perda de mais dentes, cárie e/ou agravo nas doenças gengivais, propiciando a reabsorção óssea dos maxilares.

Por isso, o tratamento periodontal assim como as manutenções realizadas periodicamente são também vistas como procedimentos necessários não só à saúde bucal, mas também à saúde de forma integral.

Aqui no Instituto Sônia Canto de Odontologia, temos a visão da saúde global do indivíduo e que, não somente a parte estética deve ser considerada, pois a saúde está em primeiro lugar!